O conceito de identidade cultural está diretamente relacionado ao de cultura de massa. Ele surge através das experiências que os indivíduos têm com as músicas, roupas, comidas, livros, e etc, impostos pela cultura de massa.

Nas sociedades tradicionais, o passado é venerado e os símbolos são valorizados porque contêm a experiência de gerações. A tradição é um meio de lidar com o tempo e o espaço, inserindo qualquer experiência particular no passado, presente e futuro.

A modernidade, em contraste, não é definida apenas como uma experiência de convivência com mudanças rápidas e abrangentes, mais uma forma abrangente na qual as práticas sociais são constantemente examinadas e reformadas de acordo com as informações recebidas sobre aquelas próprias práticas, alterando assim seu caráter.

As sociedades modernas são, de fato, sociedades de mudança constante e rápida. Esta é a principal distinção entre as sociedades “tradicionais” e as “modernas”.

Como se afirmar num mundo em constantes mudanças pelo excesso de informação midiática e pela inversão dos papéis sociais? Para os jovens urbanos, o consumo cultural possibilita utilizar a imagem do próprio corpo para incorporar valores, ou seja, não existe realidade sem representação da linguagem; assim a opção por certos tipos de narradores midiáticos da cultura contemporânea põe em foco o simbolismo sobreposto à pele.

 


Fortemente influenciada pelas mídias de massa, a beleza é sem dúvida um  assunto polêmico. As mulheres são bombardeadas diariamente por anúncios com belas modelos, magras, lindas e esbeltas. Inúmeras promessas que fazem uma lavagem cerebral. Esses anúncios criam uma imagem e um rotulo de padrão de beleza, com a promessa de que a mulher seja inserida num meio onde aparentemente só há perfeição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: